Memória Descritiva:
O objetivo desta proposta é dizer não ao sedentarismo, a bem da saúde e chamar a atenção para o uso excessivo dos dispositivos móveis (tablets, telemóveis e afins). Nos dias que correm, a inatividade física é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis. Por isso, a prática de desporto de forma moderada é tão importante para a nossa saúde. Pretende-se, com esta proposta e a com a sua discussão, chamar a atenção para a falta de prática desportiva e pretende que os jovens reflitam sobra o facto de cada vez mais se passar mais tempo dentro de casa em jogos e coisas similares, preterindo a saúde, o bem-estar e o convívio.
Por isso, para que sejam tratados todos de uma forma igual, propõe-se a instalação de um conjunto de 8 equipamentos de exercício físico de ar livre: 2 equipamentos na Mota, 2 equipamentos na Gandarela, 2 equipamentos em Fermil e 2 equipamentos em Celorico (valores devidamente orçamentados). Os equipamentos ficariam localizados nos parques/zonas públicas de domínio municipal com acesso a todos os que pretendam praticar desporto e deles usufruir.
Objetivos da proposta:
- Os objetivos pretendidos são consciencializar os mais jovens e não só, da prática desportiva. Ao dar o título “Mais exercício, menos ecrã”, pretende-se chamara a atenção para as gerações mais novas que muitos vivem agarrados ao ecrã ou aos ecrãs, esquecendo, por vezes, a prática desportiva que tão importante se torna ao longo da vida, para que se consiga fugir ao sedentarismo. Simultaneamente, apelar à igualdade de oportunidades, propondo equipamentos iguais nas quatro áreas urbanas de Celorico de Basto.