Orçamento Participativo Jovem – Celorico de Basto

OPJ - Orçamento Participativo Jovem

O OPJ – Orçamento Participativo Jovem é um processo democrático que coloca nas mãos dos jovens a decisão sobre como investir parte do orçamento municipal, dando voz à juventude e tornando-a protagonista na definição das prioridades e projetos que afetam diretamente as suas vidas.

Com esta iniciativa, o Município pretende incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade, desempenhando um papel relevante nos processos de tomada de decisões coletivas. No fundo, trata-se de uma aposta no espírito criativo e empreendedor dos jovens por parte do Município, dando-lhes a oportunidade de contribuir para a concretização das suas metas e para o desenvolvimento económico e humano em prol do bem-estar.

O OPJ de Celerico de Basto tem os seguintes objetivos:

  • Promover o diálogo entre o município, jovens e restante sociedade civil, com o intuito de criar renovadas soluções tendo em conta os recursos disponíveis e a sua criteriosa gestão;
  • Desenvolver a participação cívica dos jovens na vida do município e de toda a sociedade;
  • Promover um contacto constante, próximo, transparente e efetivo entre os cidadãos e os eleitos, num processo de concertação de esforços em prol do concelho de Celorico de Basto.

Podem participar:

  • Cidadãos com idades compreendidas entre 14 e os 35 anos de forma individual ou em grupo;
  • Residentes, trabalhadores ou estudantes em Celorico de Basto.

Com o OPJ podes concretizá-la.

Todo o tipo de projetos desde que cumpram o regulamento: Cultura, Desporto, Educação, Ambiente, Ação Social. Todas as ideias são bem-vindas.

Numa fase inicial devem apurar as necessidades às quais pretendem dar resposta, definindo uma área de intervenção e procedendo à descrição do projeto que pretendem desenvolver.

De igual forma, os participantes deverão explicar os impactos desta ideia em termos da visibilidade pública e inovação social.

Ainda neste sentido, será necessário identificar os recursos essenciais para o desenvolvimento e implementação do projeto, sendo necessário recolher orçamentos para estimar o montante de investimento.

Por fim, deverá submeter a proposta.

Os participantes deverão submeter a proposta neste site, na data definida anualmente. Fica tento!

Uma Comissão de Análise Técnica constituída por quatro técnicos do Município e três representantes do Conselho Municipal de Juventude.

Todos os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, sendo que deverão ser residentes, trabalhadores ou estudantes de Celorico de Basto, devendo apresentar um documento comprovativo dessa condição.

Exclusivamente online neste site, mediante registo.

A análise técnica das propostas é efetuada em data divulgada anualmente.

Sim. As propostas são apresentadas publicamente em data a anunciar previamente.

A votação das propostas é realizada online e em data a anunciar previamente.

20.000€ (Já com IVA incluído).

Skip to content